Jan 30

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NINGUÉM É PECADOR




Sri Ramakrishna freqüentemente dizia que ninguém deveria pensar
jamais de si mesmo como sendo um pecador ou considerar-se sem valor.
O tolo que diz apenas, ‘eu sou um pecador, eu sou um pecador’,
verdadeiramente se afoga na mundaneidade.

Ao invés disso deveria dizer: ‘Eu repeti o nome de Deus. Como posso ser um
pecador?’ (pág. 274 do “Gospel of Sri Ramakrishna”).

Um dia enquanto Sri Ramakrishna estava falando a alguns devotos
Brahmos sobre Deus, um deles o interrompeu para dizer,

‘Eu sou um grande pecador. Como posso dizer que Deus está em mim?’

O Mestre ficou irritado com esta atitude e respondeu,

‘Com vocês é sempre pecado e pecado! Esta é a visão Cristã, não é? Uma vez um homem me deu uma Bíblia. Uma parte dela foi lida para mim, e estava
cheia de uma coisa – pecado e pecado!’ (pág. 627)
Jan 30

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O conceito de pecado é básico na crença Cristã. Nós encontramos
no Cristianismo a doutrina do ‘pecado original’ que tem seu fundamento na estória de Adão e Eva,

No Cristianismo, o mal está personificado em Satanás.
O Hinduísmo afirma que existe apenas um poder atrás tanto do bem quanto do mal,
tanto da felicidade quanto do sofrimento.

No Cristianismo, contudo, Deus é o criador do bem e Satanás é o criador do mal. O papel de Satanás é agir em oposição a qualquer vontade de Deus.
Jan 30

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A crença central do Cristianismo é que Jesus, o ‘único filho gerado por Deus’, foi enviado por Deus para redimir a humanidade. Nós podemos ser salvos de nosso pecado apenas se nós aceitarmos Jesus Cristo como nosso salvador. Sem isso, não pode haver salvação.


O Hinduísmo tem uma abordagem diferente; ele diz que enquanto
as pessoas podem cometer enganos e más ações, estas ações refletem
apenas uma fase passageira na vida de uma pessoa.

O ‘pecado’ é uma condição que é temporariamente imposta sobre nós, como uma nuvem que cobriu o céu. O céu parece estar escuro, mas após algum tempo a
nuvem passa e vemos que o céu é realmente de um azul translúcido. Isso
se aplica a nós também. Algo como uma nuvem cobriu nossa verdadeira
natureza, mas com o tempo a nuvem será afastada e nosso verdadeiro Ser se revelará.

O destino final do rio é o oceano. Da sua fonte nas montanhas, o rio
corre para baixo - continuando seu caminho através vilas, pastos e vales.
Ele força seu caminho através de muitos obstáculos até que um dia, ele
atinge o mar.

Nada pode impedir o seu progresso. Nós somos como aquele rio. Ao final nós atingiremos nosso destino e conheceremos nossa verdadeira, divina identidade. Algumas pessoas viajam ao longo de um caminho reto e atingem seu destino rapidamente.
Outros tomam um caminho sinuoso, com curvas que leva um tempo maior. Se nós
conscientemente tentarmos atingir nossa meta através da prática de disciplinas espirituais, nós chegaremos rapidamente.

Se nós não fizermos qualquer esforço, nós ainda assim atingiremos nosso destino, mas levará um tempo maior e sofreremos mais. Mas um dia todos atingiremos nosso
destino e encontraremos a perfeita realização.
Jan 30

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Swami Vivekananda uma vez afirmou que o desejo por detrás de todos os nossos esforços é o anelo pela liberação e a busca pela perfeição. Atingir a liberação é a realização de nossa verdadeira natureza; é o conhecimento que ‘Eu sou Brahman’. Nenhum de nós é feliz em nosso estado atual. Nós sempre somos conscientes de que falta algo.
Nós sempre somos conscientes de um vazio e por causa disto nós buscamos distrações em várias atividades. Desta consciência de falta, o ladrão rouba, um homem pobre luta por dinheiro e aspirantes espirituais invocam a Deus. Aqueles que roubam e lutam por dinheiro não estão tomando o caminho direto para a libertação; seu progresso é atrasado.


Mas um dia eles encontrarão o caminho correto e atingirão a meta. Os 3
aspirantes espirituais escolheram o caminho reto para Deus; eles rapidamente atingirão seu destino. Obtendo o autoconhecimento, eles acharão a paz e a completa satisfação.

Portanto não deveríamos pensar constantemente no pecado. O modo de remover o pecado é pensar em nós mesmos como puros.

O modo de remover as correntes é pensar em nós mesmos como livres.

O que pensamos, nos tornamos.

Quando cometemos erros?

Quando pensamos que estamos separados de Deus, quando esquecemos nossa verdadeira identidade.
Nós todos esquecemos quem realmente somos.
Jan 30

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Nós precisamos desenvolver a confiança em nós mesmos. Nós devemos acreditar que podemos nos tornar imensamente grandes; nós devemos ter fé de que podemos nos elevar mais e mais até que alcancemos a perfeição.

Se alguma impureza surge em nossa mente, não devemos pensar que nós somos impuros. A impureza é como um traje temporário.
Ela é uma cobertura que não dura. Se nossas roupas ficam manchadas não pensamos que nós estamos sujos. Nós tiramos as nossas roupas sujas e descobrimos que somos limpos, puros e belos.

O Svetasvatara Upanisad diz, ‘Escutem, todos vocês filhos da bemaventurança
imortal! Mesmo vocês que moram nas esferas superiores!’ Todos somos ‘filhos da bem-aventurança imortal’.

Esta é a mensagem que Swami Vivekananda particularmente enfatizou.

No Parlamento das Religiões ele disse,

"-- ‘Pecadores! É um pecado chamar um homem assim.’"

Ele se recusou a dizer que os homens eram pecadores: para ele eram os
filhos da bem-aventurança imortal. Aqueles que escutaram as palavras de Vivekananda sentiram que lhes estava sendo dada a oportunidade de provar a liberdade: pois pela primeira vez lhes foi dito que não eram pecadores.
Jan 30

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Swami Vivekananda discutiu longamente o conceito do pecado.

Uma vez ele expressou:

" ‘A Vedanta acredita em apenas um pecado,

apenas um no mundo, e é este: no momento que você pensa que é um pecador ou que alguém é um pecador, isto é pecado.

Disto seguem todos os outros erros ou o que é normalmente chamado de pecado... Olhe profundamente sua vida passada. Se sua atual condição é boa, ela foi
causada por todos os erros passados tanto quanto pelos sucessos. Glória
aos sucessos! Glória aos erros! Não olhe para o que já foi feito. Siga
adiante!’"


Swamiji também disse, ‘Não seja iludido por sua religião ensinar o pecado original, pois a mesma religião ensina a pureza original.

Em duas curtas sentenças Swami Vivekananda define educação e religião:

‘Educação é a manifestação da perfeição já existente no homem.

Religião é a manifestação da divindade já existente no homem.’


Quando vistas por esta luz, educação e religião são sinônimos.

O que os mestres verdadeiros fazem?

Eles não dizem aos seus estudantes que eles são inferiores ou estúpidos.
É dito a eles que têm grande potencial. É dito a eles que têm infinito poder no interior deles, mas aquele poder no momento permanece adormecido.
Jan 30

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Swami Vivekananda disse:

‘Ninguém, na realidade, jamais foi ensinado por outro; cada um de nós teve que ensinar a si mesmo.
O mestre externo apenas oferece a sugestão que despertará o mestre interno para trabalhar para compreender as coisas.’

Um mestre não deveria pensar que ele realmente ensina um estudante; a perfeição já existe dentro dele. O mestre é apenas um instrumento, removendo as barreiras que impedem o estudante de revelar aquela perfeição.


O que chamamos de ‘pecados’ são os obstáculos que impedem a manifestação da nossa divindade. Os bons mestres não nos criticam por nossas faltas ou fraquezas. Eles simpatizam conosco e removem nossas impurezas, despertando a divindade que está sempre presente dentro de nossos corações.

Os Upanisads declaram:

‘Tat Tvam Asi’: ‘Aquele Tu és’.

Eles nos exortam: ‘Levante-se, desperte’ – a estar estabelecido em nossa própria verdadeira natureza. Nós não deveríamos pensar em nosso passado ou estar atormentados por nossa condição atual; não devemos jamais pensar de nós mesmos como sem valor. Ninguém é sem valor.

Está dentro do poder de todos nós descobrirmos nossa própria pureza inata e alcançar a perfeição.
Jan 30

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Swami Vivekananda uma vez disse que mesmo o mais endurecido
criminoso é a própria figura do amor quando acaricia seu filho. Aquele amor vem de dentro dele; ele não está manifestando algo que é externo à sua própria natureza. É a criminalidade do homem que existe como uma sombra sobre sua natureza real.
A sombra é efêmera, e algum dia desaparecerá. A direção da vida daquele homem mudará; algum dia ele se tornará bom.

Ele manifestará a beleza que jaz dentro dele.
Existem muitos exemplos deste tipo de transformação. Ratnakar, o rei dos ladrões, tornou-se Valmiki, o grande poeta que escreveu o Ramayana. O infame Angulimala também levou uma vida malvada. Seu nome literalmente significa ‘guirlanda de dedos’, devido ao seu hábito de somar um dos dedos de suas vítimas à guirlanda de dedos que usava ao redor de seu pescoço. Ninguém conseguia vencer Angulimala, nem mesmo o rei. Mas um dia o Senhor Buddha encontrou este homem
malvado, e derramou sua graça sobre ele. O caráter de Angulimala foi transformado e ele tornou-se um monge.

Ninguém permanece o mesmo para sempre. Se uma pessoa é malvada hoje, a mesma pessoa pode ser boa amanhã. Se hoje nós encontramos alguém fraco e frágil, amanhã nós podemos encontrá-lo forte e autoconfiante. O destino de uma pessoa pode ser mudado em um momento. Um incidente, uma palavra, uma canção, pode impelir uma pessoa rumo a uma nova vida. O que pode parecer apenas como um
evento comum para o resto do mundo pode ser o catalisador que despertará o Deus adormecido dentro dele.
Jan 30

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santo e pecador


Uma vez, durante a noite, um ladrão entrou na cabana do grande
santo, Pavhari Baba. O ladrão já tinha pegado algumas coisas quando
Pavhari Baba acordou. Deixando cair os objetos o ladrão fugiu.
Mas Pavhari Baba pegou as coisas que o ladrão tinha deixado cair e correu
atrás dele gritando, ‘Senhor, tu foste bondoso o suficiente de vir ao meu
lar – por que vais embora deixando estas coisas para trás?’.

Na mente de
Pavhari Baba, este homem não era um ladrão, era Deus Mesmo.
Ele insistiu que o ladrão levasse as coisas que tinha tentado roubar. Vendo o
amoroso comportamento de Pavhari Baba, o ladrão sentiu arrependimento. Daquele dia em diante ele renunciou às suas más ações e ele próprio se tornou um homem santo.

Uma vez quando Swami Vivekananda estava vagando pelos
Himalayas, ele se encontrou com um grupo de homens santos. Entre
aqueles homens havia um com o semblante excepcionalmente sereno.

Depois de Vivekananda conversar por algum tempo com ele, realizou que este homem santo era o ladrão que tinha tentado roubar as coisas de Pavhari Baba. Vivekananda ficou mudo de surpresa. Enquanto continuou sua conversa com ele, ele descobriu que o antigo ladrão tinha se tornado um homem de grande realização espiritual. Por causa deste incidente, Swami Vivekananda diria mais tarde que mesmo no pecador jaz a semente de um santo.

O autor inglês Oscar Wilde disse, ‘A única diferença entre o santo e
o pecador é que cada santo tem um passado e cada pecador tem um
futuro.’
Jan 30

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Swami Vivekananda disse,

‘Pensamentos negativos enfraquecem os homens. Você não vê que onde os pais estão constantemente cobrando seus filhos para ler e escrever, dizendo a eles que nunca aprenderão nada e chamando-os de idiotas, etc., eles realmente se tornam assim em muitos casos?

Se você falar palavras amáveis aos meninos e encorajá-los, eles serão obrigados a melhorar com o tempo... Se você puder dar a eles idéias positivas, as pessoas crescerão e serão homens e aprenderão a ficar de pé sobre suas próprias pernas’.

Swamiji continuou:

‘Nós vimos como Sri Ramakrishna podia encorajar mesmo aqueles quem nós considerávamos como sem valor e mudava o curso de suas vidas como resultado disto!’
Não deveríamos nunca enfatizar o negativo. Sri Ramakrishna uma vez disse com relação a alguns ministros cristãos, ‘Eles somente dizem, “pecado, pecado,
pecado”! Por que eles falam tanto sobre o pecado? Que eles falem sobre Deus.’

O Mestre sempre enfatizou o que é positivo. Uma vez ele declarou,
‘Quando você bate palmas, os pássaros voam da arvore. Do mesmo modo, se você repetir o nome de Deus, os pássaros do pecado voarão para longe da arvore do corpo.’
Jan 30

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Swami Vivekananda continuamente enfatizava a importância do pensamento positivo. Para ele, chamar uma pessoa de pecador é um grande pecado porque faz com que a pessoa sinta que realmente é um pecador.

Se acharmos que somos pecadores, nossa autoconfiança é destruída. Ensinar uma pessoa a odiar a si mesma é o maior dano que qualquer um pode infligir em alguém.

As escrituras hindus dizem que aquele que se considera fraco e
baixo é um assassino do Ser. Em um sentido, ele comete suicídio. Nossos
pensamentos, palavras e ações não devem ser tais que despertem um
sentimento de inferioridade em nós ou em outros. Os verdadeiros grandes
homens nunca consideram outras pessoas como insignificantes. Somente
pessoas de mente limitada vêem os outros como limitados.


A Santa Mãe disse, ‘Primeiro as pessoas tornam suas próprias
mentes culpadas e se então vêem os defeitos dos outros.’ As Encarnações
de Deus demonstram as qualidades do perdão e de um grande coração.
Eles são tão puros que não podem ver a impureza nos outros. Seu infinito
amor abraça a todos.


Uma vez, quando estava bêbado, Girish fez uma extraordinária
exigência para Sri Ramakrishna: ‘Você deve nascer como meu filho!’ O
Mestre respondeu, ‘Eu não posso fazer isto. Por que eu deveria ser seu
filho?’ Isso enraiveceu à Girish e ele começou a destratar o Mestre com
linguagem obscena.

Quando os outros vieram a saber sobre o comportamento de Girish, disseram à Sri Ramakrishna que ele não deveria jamais visitar um homem que o insultasse dessa forma. Mas no dia seguinte o Mestre foi à casa de Girish. Espantado, Girish caiu a seus
pés. Chorando amargamente ele disse, ‘Thakur, se não tivesse vindo
hoje, eu não teria acreditado que você é um avatara. Eu não saberia que
o louvor e a calúnia são o mesmo para ti.’
Jan 30

Shankar


Swami Vivekananda disse que quando tinha vinte anos de idade ele tinha a mente tão estreita que não andava pelo caminho que leva ao teatro. Mas quando tinha trinta anos, ele disse, não podia nem mesmo criticar as prostitutas. A idéia de censurá-las não vinha à sua mente.

Quando estava retornando à Índia vindo do ocidente, Swami Vivekananda parou no Cairo, acompanhado de vários de seus discípulos ocidentais. Um dia quando eles estavam passeando, Swamiji acidentalmente entrou no bairro onde viviam as prostitutas. Ele logo percebeu onde estava e andou em direção de várias mulheres que estavam sentadas juntas. No inicio eles o provocaram com obscenidades,
mas logo compreenderam que ele não era um homem comum. Elas se ajoelharam respeitosamente aos seus pés e exclamaram, ‘Homem de Deus! Homem de Deus!’ Lágrimas de compaixão correram pela face do Swami e seus companheiros ficaram espantados e maravilhados.


A religião genuína não ignora ou despreza a ninguém, nem considera a ninguém como indigno; ela desperta a esperança na humanidade. Ela nos impulsiona a ir adiante até que atinjamos a perfeição.

A partir deste momento deveríamos tomar a firme resolução de nunca pensar em nós mesmos como fracos ou pecadores. Swami Brahmananda uma vez declarou, ‘Pecado? O pecado existe apenas aos olhos dos homens. Aos olhos de Deus não há pecado. Um olhar Dele e os pecados de muitas, muitas vidas removidos.’
Jan 30

Shankar

ninguem é pecador 15

Swamiji disse que não gostava de usar a palavra ‘pecado’.

Ao invés de ‘pecado’ ele costumava dizer ‘erro’.

O homem não peca, ele comete erros.

É da natureza humana cometer erros. Apenas o homem é capaz de cometer erros. Uma vaca nunca rouba e jamais mente.

O homem pode roubar e mentir, mas ele também pode tornar-se divino. Ele já é divino,
mas aquela divindade jaz adormecida dentro dele.

Quando nosso sono terminar, nossa divindade se manifestará. Esta é a meta da vida para todos nós.
Jan 30

Shankar


Tradução do capítulo VI do livro


“THE WAY TO GOD – AS TAUGHT BY SRI RAMAKRISHNA”


( o caminho para o Ser - Como ensinado por SRI RAMAKRISHNA )

(Publicado por The Ramakrishna Mission Institute of Culture, Gol Park, Calcutta 700 029)

Por Swami Lokeswarananda
Jan 30

R#*A*M**N**A**N*


Glória ao Ser eterno.
Dentro de cada um de nós.
Somo o ser infinito, chega de choro, vamos sorrir.

Jan 31

Letícia

Muito bom !

 

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